Uncategorized

Compaixão – Não precisa dizer nada…

Escrito por Por Marcelo Milani

O tema da Meditadole deste ano se chama “Apaixonados por Jesus” e é inacreditável que uma frase tão curta tenha um significado tão grande. Ao criar a capa da Meditadole eu procurei encontrar algo que pudesse demonstrar a paixão de Jesus em sua mais sublime forma. Então inverti a frase e encontrei aquilo que tanto procurava. Antes de sermos apaixonados por Cristo, Ele foi extremamente apaixonado por nós. E como sabemos disso? Antes de responder a sua pergunta quero que você se ligue nessa palavra. Compaixão!

Se você pesquisar a palavra compaixão no google verá a profundidade desta palavra. Do latim compassione ele significa um desejo de aliviar ou minorar o sofrimento de outro ser senciente, bem como demonstrar especial gentileza com aqueles que sofrem. A compaixão pode levar alguém a sentir empatia pelo outro. A compaixão é frequentemente caracterizada através de ações, na qual uma pessoa agindo com espírito de compaixão busca ajudar aqueles pelos quais se compadece.  A compaixão é necessária para que conheçamos o verdadeiro, o perfeito e o melhor de sermos humanos.

A humanidade está carente de compaixão. Nossos adolescentes precisam desesperadamente de compaixão. Ao refletir sobre tudo que li sobre essa pequena palavra percebo o quanto milhares de adolescentes vivem diariamente suas angustias e seus sofrimentos, dentro de suas casas, ao virar a esquina de nossas ruas, vagando sem rumos pelas praças de nossas cidades, sentados nos bancos da igreja  a procura de uma identidade que se fragiliza pela falta de compaixão. Quem poderá amá-los?

O que aconteceria em sua vida e na vida de outros adolescentes  se você simplesmente oferecesse a eles compaixão? Como seria o dia de um adolescente ao receber um conselho, um momento de diversão ou um abraço de afeto? Você ousaria mergulhar no coração de um adolescente e ver por entre os sentimentos confusos e o andar desajeitado um coração que necessita de compaixão?

O fato de estudarmos tanto sobre certo e errado as vezes nos faz cair no erro do julgamento precipitado sobre nossos adolescentes. Você pode, você não pode. Você é, você não é. Você fica e você vai. Percebemos a vida como ou é preto ou é branco e não compreendemos que a vida é uma grande experiência de transformação onde há uma aquarela de cores quem podem ser pintadas em nosso cotidiano. Ao julgarmos nossos adolescentes pelos seus atos, poucos utilizam da compaixão para entender os sentimentos por trás de suas ações. Por de trás de uma rebeldia aparente pode haver em sua instância um coração que sofre, desacreditado em si mesmo, nos outros e até mesmo em Deus e que procura em nós apenas um ato de compaixão que com certeza, pode mudar suas vidas positivamente e para sempre.

É impossível não lembrar de Cristo e ligado a sua profunda compaixão doada ao mundo. “Ao ver as multidões, teve compaixão delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor” (NVI). Mateus 9:36. Constantemente vejo em nossas igrejas o sonho dourado de pais em líderes em enviar nossas crianças para alcançar um diploma de teologia em uma de nossas faculdades. O maior pastor de nossas vidas jamais estudou em uma faculdade classe A de sua cidade. Seu diploma era proveniente da escola da vida e de todas as matérias que Jesus mais gostava de estudar e ensinar, compaixão era a que Ele mais amava. Compaixão é uma matéria tão gratuita e acessível que Jesus ensinou a doze discípulos que por sua vez, comunicaram ao mundo as aulas ensinadas pelo seu amado professor.  Sim, o mundo precisa de pastores e pastoras, sim o mundo precisa de pais e mães, sim o mundo precisa de professores e líderes, sim o mundo precisa da sua compaixão.

Lembra da pergunta que fiz no início? Como sabemos que Cristo era um apaixonado por nós? Olhe para a sua cruz e veja que na mensagem mais importante de sua vida. Ele não disse uma única palavra mas indiscutivelmente, nela estava eu, você, e nossos adolescentes. O que aprendo com tudo isso é que na Compaixão, não precisa se dizer nada mas a tudo se entende. Você não gostaria de oferecer ao mundo o sabor da compaixão?

Assista ao emocionante comercial Tailandês sobre compaixão

Assista ao filme para a família – Patch Adams – O amor é cotagioso

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *